sexta-feira, 18 de julho de 2008

A importância dos fungos para o homem

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS

Os fungos são responsáveis pela destruição de restos orgânico

Vinho e cerveja
Duas das bebidas mais populares do mundo, o vinho e a cerveja, contam com uma "mãozinha" dos fungos no processo de fabricação. O vinho é feito a partir de uvas. Extrai-se o suco da fruta e misturam-se levedos, um tipo de fungo. Os levedos alimentam-se do açúcar da fruta e produzem gás carbônico e álcool etílico – processo chamado fermentação. É isto o que dá o teor alcoólico da bebida. O mesmo acontece na cerveja. A diferença é que, em vez da uva, o alimento dos levedos é o açúcar do malte



Penicilina
O fungo Penicillium notatum é muito útil ao homem. Ele produz a penicilina, um antibiótico usado para combater infecções causadas por bactérias. O primeiro médico a descobrir o uso da penicilina foi o inglês Alexander Fleming em 1928, fato que revolucionou a medicina da época. Interessante foi como se deu essa descoberta: Fleming estava pesquisando microorganismos e deixou uma cultura de bactérias numa placa de vidro para observar o seu desenvolvimento. Chegou a sair de férias por alguns dias e, quando voltou, percebeu que as bactérias não tinham se desenvolvido como esperava. Notou que um tipo de fungo havia aparecido e estava se alimentando dessas bactérias. Era o primeiro passo para a produção dos antibióticos. Graças a seus estudos com fungos, Fleming ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1945.


Os fungos são fundamentais para o preparo de pães e vinhos


Alexander Fleming. Em destaque, cultura de Penicillium expansum

Eles são muito numerosos na natureza e podem ser encontrados em todas as partes. Nos alimentos, nos tecidos, na madeira de construções antigas, nos animais e nas plantas, dos quais retiram seu alimento. Alguns deles são úteis na fabricação do pão, do queijo, do vinho, da cerveja e até na produção de medicamentos, como a penicilina. Outros, como o champignon, são comestíveis. Mas há algumas espécies que causam doenças no homem, nos animais e nas plantas, provocando grandes estragos e chegando até a matar.


Os fungos gostam de ambientes úmidos, como este tronco de árvore no meio da mata


O champignon é um fungo usado em muitos pratos saborosos

Apesar da utilidade de alguns cogumelos e levedos, especialmente da penicilina, outros tipos de fungos podem ser bem nocivos para o homem, causando doenças e grandes estragos nas plantações. Alguns fungos são responsáveis por alergias como rinite, bronquite e asma. Certas doenças de pele, como as micoses (frieiras), também são provocadas por fungos. Algumas micoses afetam também os animais e, em geral, atacam a pele, os pêlos e as mucosas, como o "sapinho". Também podem ser agentes de infecções mais graves, afetando órgãos internos, como o pulmão.

Nas plantações, os fungos podem dizimar uma colheita, acarretando prejuízos consideráveis na economia. A ferrugem, por exemplo, é uma praga causada por fungos que pode destruir culturas de café, milho, feijão etc. Os fungos também atacam gramíneas nas pastagens e até rações, nesse caso, interferindo na criação do gado.



Fungos
Organismos eucariontes, heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. Por muitos anos os fungos foram classificados como vegetais em virtude de algumas poucas semelhanças. Entretanto, a principal diferença entre um fungo e um vegetal está exatamente na incapacidade que os fungos têm de produzir o seu próprio alimento, não realizando a fotossíntese, pois são aclorofilados. Hoje colocamos todos fungos em um Reino próprio, o Reino dos fungos. A maior parte dos fungos é saprófito, algumas espécies são parasitas de plantas e animais. Os fungos desempenham um importante papel na natureza ao reciclar a matéria, agindo como de compositores. Encontramos fungos unicelulares e pluricelulares, sendo que nestes últimos o corpo é constituído por filamentos, conhecidos como hifas, que entrelaçam formando o micélio.

Alguns fungos podem crescer associados às algas formando os liquens. Esta associação a onde os dois envolvidos são beneficiados é conhecida como o mutualismo. Nesta condição, os liquens tornam-se organismos pouco exigentes, sobrevivendo aos ambientes mais hostis. Normalmente são os pioneiros na instalação de uma comunidade.

O Reino dos fungos é dividido em:
1- Ficomicetos
São fungos bastante conhecidos, pois alguns representantes são responsáveis por doenças em plantas em alguns animais além dos famosos bolores encontrados , por exemplo, no pão.

2- Ascomicetos
Encontramos representantes microscópicos e macroscópicos. São fungos muito importantes para o homem, pois são utilizados para a produção de bebidas como a cerveja e os vinhos, na fabricação de pães e alguns tipos de massas. Neste grupo encontramos o famoso gênero penicilina, fungo que foi muito utilizado na elaboração de antibióticos, além do Aspergilus, presente em alguns alimentos como amendoim, produzindo uma substância cancerígena chamada aflatoxina.

Fonte: www.consulteme.com.br

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS


Os fungos constituem um grupo de microorganismo que tem grande interesse prático e cientifico para os microbiologistas. Suas manifestações são familiares: todos já viram os crescimentos azuis e verdes em laranjas, limões e queijos, as colônias cotonosas, brancas ou acinzentadas, no pão e no presunto, os cogumelos dos campos ou nas prateleiras) e os chapéus-de-cobra nas matas. Todas representam vários organismos fúngicos, morfologicamente muito diversificados. De um modo geral, os fungos incluem os bolores e as leveduras. A palavra bolor tem emprego pouco nítido, sendo usada para designar os mofos, as ferrugens e o carvão (doenças de gramíneas).

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS
Os fungos são heterotróficos, obtém seu alimento a partir de matéria orgânica, sendo decompositores ou parasitas de seres vivos os quais lhe servem de alimentos. Os fungos saprófitas decompõe resíduos completos de plantas e animais, transformando-os em formas químicas mais simples, que retornam ao solo tornando o solo mais fértil (fertilizantes, humos), mas o crescimento dos saprofitos também podem causar prejuízo, causando o apodrecimento de matérias utilizados pelo homem:
- madeira,
- tecidos,
- alimentos e outros artigos.

Os fungos são, também, importantes na fermentação industrial, são utilizados para:
- Fabricação da cerveja,
- Fabricação do vinho,
- Produção de antibióticos (penicilina),
- Produção de vitaminas e de ácidos orgânicos (ác. cítrico)

A fabricação de pães e o amadurecimento de queijos também dependem da atividade saprofítica dos fungos.

Como parasitas, os fungos causam doenças vegetais, humanas e animais, embora a maior parte das micoses seja menos severa que as produzidas por bactérias (bacterioses) ou vírus (viroses).

Fonte: www.consulteme.com.br

Nenhum comentário: